quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Behaviorismo



ORIGEM DA PALAVRA:

Behaviorismo (behavior + comportamento + ismo) vem do termo inglês “behaviour” ou do americano behavior, significando conduta, comportamento, sendo empregado para designar uma corrente de pensamento psicológico. Pode-se dizer assim que é o comportamento, ou comportamentalismo ou Teoria Comportamental, ou Análise Experimental do Comportamento, ou ainda, Análise do Comportamento, segundo Watson.

EXPLICAÇÃO DO TEMA:

O behaviorismo tem seu início marcado com o lançamento de John Watson em 1913 do Manifesto Behaviorista. Watson, com esse manifesto imprime um novo rumo à historia da Psicologia, influencia vários setores do comportamento humano, nas teorias de aprendizagem , na personalidade e nas psicoterapias.
É um termo genérico que agrupa correntes de pensamento na Psicologia e tem em comum o comportamento como objeto de estudo, mesmo com diferentes maneiras de estuda-lo ou de explica-lo. Para o Behaviorismo o comportamento pode ser analisado e explicado sem que seja preciso se recorrer a esquemas mentais ou psicológicos internos. De acordo com esses pressupostos, o comportamento é a causa dos meios externos em que o indivíduo se encontra. Para Watson nós somos o que fazemos e nós fazemos o que o meio nos impele a fazer.


PRINCIPAIS TIPOS DO BEHAVIORISMO:


·         Behaviorismo Radical: designa uma filosofia da Ciência do Comportamento por meio da análise do comportamento (comportamento operante). É também conhecido por “skinneriano”, e constitui-se ainda numa interpretação filosófica de dados obtidos através da investigação sistemática do comportamento.

·         Behaviorismo Filosófico: também chamado Behaviorismo Analítico e Behaviorismo Lógico, consiste na teoria analítica que trata do sentido e da semântica das estruturas de pensamento e dos conceitos. Defende que a ideia de estado mental, ou disposição mental, é, na verdade, a ideia de disposição comportamental ou tendências comportamentais.

·         Behaviorismo Metodológico: designa um método de ciência, apenas os comportamentos observáveis são passíveis de serem analisados. Baseia-se em duas concepções de filosofia da ciência difundidas no início do século XX: o positivo lógico e o operacionismo.


PRINCIPAIS NOMES:


·         John Watson (1878-1958)



Watson dedicou-se ao estudo do comportamento, com base nas suas formulações teóricas. Estudou também os talentos, tendências, emoções, traços mentais e hereditários, considerados como comportamentos não aprendidos ou instintivos. Para ele, as emoções são apenas respostas corporais a determinados estímulos.
Ele dizia que se a psicologia quisesse se fortalecer no mundo da ciência seria necessário que ela repensasse o seu objeto de estudo.

·        Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936)


- Pavlov descobriu o que ele chamou de condicionamento clássico, ele observou que os cães não salivavam apenas ao ver a comida, mas também quando associavam algum som ou gesto à chegada da comida. A ideia básica do condicionamento clássico consiste em que algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados, inatas em vez de aprendidas.


- As elaborações de propagandas partem do principio do condicionamento.



        


·        B. F. Skinner (1904-1990)


Um dos grandes estudiosos da psicologia behaviorista contemporânea. Foi um psicólogo americano que encontrou o ponto culminante do Behaviorismo.
Após Watson, Skinner foi o mais importante Behaviorista, onde sua principal preocupação era a explicação cientifica definindo como prioridade para a ciência do comportamento o desenvolvimento de termos e conceitos que permitissem explicações verdadeiramente científicas. O principal experimento de Skinner foi feito com ratos de laboratório, utilizados para verificar como as variações no ambiente interferiam nos comportamentos. Tais experimentos permitiram-lhes fazer afirmações sobre o que chamaram de leis comportamentais.

Neste caso de comportamento operante, o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante.
Este comportamento operante pode ser representado da seguinte maneira: R -> S, em que R é a resposta (pressionar a barra) e S o estímulo reforçador ( a água), que tanto interessa ao organismo; a flecha significa "levar a".  Esse estímulo reforçador é chamado de reforço.

Comportamento respondente ou reflexo: chamados de “não voluntário”, respostas são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. São ações reflexas ou respondentes de comportamento involuntário, independente da aprendizagem.

Comportamento operante: amplo leque de atividades humanas em que as relações ambiente-sujeito são voluntárias, dependentes de aprendizagem e seus estudos e experimentos definem-se como Leis Complementares.


CRITICAS:

1.
Uma ciência do comportamento é fatalista.
2. Uma ciência do comportamento é impossível.
3. Uma ciência do comportamento é indesejável.



APLICAÇÃO DO BEHAVIORISMO:       


Uma área de aplicação dos conceitos apresentados tem sido a Educação. São conhecidos os métodos de ensino programado, o controle e a organização das situações de aprendizagem, bem como a elaboração de uma tecnologia de ensino.
Na área de administração, é através do reforçamento positivo, como o uso de comissões de vendas ou o título de funcionário do mês, que o individuo tende a se comportar de forma favorável à organização (aumentando a produção, ou as vendas, por exemplo). É possível, também, perceber a punição nas organizações (ao faltar, o funcionário tem o desconto no salário, por exemplo). Entretanto, outras áreas também têm recebido a contribuição das técnicas e conceitos desenvolvidos pelo Behaviorismo, como a de treinamento de empresas, a clínica psicológica,

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